Localizado no mais alto das montanhas Taihang do centro-leste de China, na província de Henan, e quase isolada encontra-se a pequena vila de Guoliang, que passaria desapercebida para o resto do mundo de não ser pelo trabalho e sacrifício dos seus habitantes.
Até 1972, para chegar a esta pequena vila chinesa era necessário arriscar a vida passando por uma estreita escada de pedra cortada na encosta da montanha. Conhecida como “Escada para o cêu” custou a vida a várias pessoas e impedia a visita de turistas que nem se achegavam devido ao perigo que significava.
Os seus menos de 350 habitantes reclamaram ao governo chinês a construção duma estrada que os comunica-se com o mundo mas este decidiu que não pagava a pena tal investimento numa estrada que ia ser usada por tão pouca gente.
E em 1972 tudo mudou, os aldeões decidiram fazer eles mesmos as obras de engenharia e, guiados pelo chefe da vila, Shen Mingxin, começaram a vender animais e produtos com o intuito de comprarem ferramentas.
Construção do túnel
Foram treze os homens encarregados de construir o túnel de 1200 metros de longitude, 5 de alto e 4 de largo, escavado diretamente na montanha. A construção do túnel resultou mui perigosa, labregos sem nenhum tipo de capacitação trabalhando com explosivos em penhascos, alguns deles morreram em acidentes fatais, mas o resto continuou no seu empenho de furar a rocha.
Levou-lhes 5 anos de trabalho e, finalmente, o primeiro de Maio de 1972 foi aberto ao público.
O túnel tem um total de 30 janelas de forma irregular que oferecem uma vista sobre o vale, estas foram escavadas para botar fora os escombros. Pode-se apreciar o primitivo das ferramentas utilizadas na rugosidade da superfície da estrada e das paredes, o que unido ao declive e apertado fai dela uma estrada muito perigosa quando está molhada. Pode ser mui escorregadia e deve-se ter precaução extrema se se quer explorar com chuiva. Há poucas possibilidades de sobreviver a uma caída dessa magnitude.
Agora a vila é acessível de carro, o que significa um grande avanço. Desde que China abriu as suas fronteiras ao turismo sobre o ano 2000, o túnel virou um atrativo turístico com centos de visitantes cada ano. Guoliang incluso começou a edificação de hotéis para acomodar a estes visitantes.
Como chegar?
Não é assim tão simples atopar o túnel devido à sua localização numa região bastante remota no interior da China. Para chegar lá a melhor rota que achei na Internet parece ser esta:
Partires de Xinxiang, uma cidade na província de Henan. Sair da cidade em direção Norte pela Avenida Huanyu (S229). Depois duns 21Km aparecerá a cidade de Huixian. Há que manterse na S229 durante uns 24Km até chegar ao cruze com a estrada S228. Aqui virar à esquerda e continuar na S229. Após 13Km chega-se à vila de Nanzhaizen. À esquerda outra vez e seguir indicações para Guoliang, 13Km mais adiante.
Ver Xinxiang to Guoliang num mapa mais grande