Na tarde de ontem puidem desfrutar das aventuras motorizadas de dous grandes: o galego Fabián Barrio e a madrilenha Alicia Sornosa. Dous bravos que circum-navegaram o globo por via terrestre.
Cheguei ao direito do trabalho, o lugar do evento está ao pé do metro e é muito fácil de atopar, ademais ontem bastava com seguir a fileira de motocicletas congregadas.
Ia com tempo de avondo para botar-lhe um olho à pequena mas maravilhosa exposição de fotografia de viagem paralela às jornadas. Para isso e para tirar-lhe umha foto a “Descubierta“, a moto de Alicia que estava fora estacionada.
“Descubierta” cargadinha como vinda do fim do mundo.
Fabián Barrio
Passamos pontualmente à sala e tive a fortuna de estar em primeira fila, o que ainda me permitiu apreciar melhor o show de Fabián e as histórias de Alicia.
Nasceu na Galiza, medrou entre Portugal, França e os Estados Unidos. Não sei de onde lhe virá a veia aventureira mas um bom dia, há já três anos, o bom de Fabián decidiu abandonar tudo, colher a sua moto
Fefa e
sair dar umha volta. Foram uns 120.000 Km e 26 fusos horários percorridos em 749 dias.
Ouvir a Fabián sempre é um prazer, desfrutei no seu dia seguindo o seu périplo na procura de Ítaca e desfrutei, ri e emocionei-me ontem segundo rememorava momentos da sua aventura com esse estilo seu tão particular.
Alicia Sornosa
A primeira mulher da Espanha em dar a volta ao mundo em moto, pouco mais há a dizer. Decorria o 2009, esta madrilenha decidiu vender o seu apartamento e com o dinheiro que sacou comprar umha BMW F650GS. Foi dous anos depois quando, com essa mesma moto, saiu a percorrer o planeta.
Com um estilo directo confessou-nos o seu medo nos primeiros dias ao não ser quem de guiar a moto nas difíceis trilhas de África, como foi medrando durante a viagem, e as vantagens e desvantagens que tem umha mulher neste tipo de aventuras.
Aliás houve surpresa ao adiantar-nos que vai ser protagonista de um show televisivo que nos permitirá seguir quase ao vivo umha viagem de esse estilo.
E mais
Após as palestras houve um pequeno sorteio de produtos das empresas patrocinadoras, um pequeno agasalho que fai mais grande ainda estas Jornadas. A próxima semana haverá mais aventureiros, dessa volta não em moto mas em bicicleta, aguardo ter a oportunidade de poder assistir também e aprender desta gente que, humanos serão mas são doutra raça :).
Vítor, muchas gracias por esta narración de lo que vivimos ayer en las I Jornadas Humboldt de los grandes viajes. Nosotros también disfrutamos mucho con las charlas de Fabián y Alicia. Y, como dices, aún quedan más sesiones para dejar que otros aventureros nos deleiten con sus experiencias.
Gracias a vosotros por organizarlas, son la mejor manera de quitarte el “mono” de viajar mientras no estás viajando.