Desde bem cativo sempre sonhei com viajar indefinidamente, mover-me de vagar pelo mundo e sem um destino determinado, simplesmente vagabundear sem preocupações. Mas também pensava que era algo reservado para ricos, que esse sonho só se faria realidade se o destino me agasalhar com umha lotaria.

A primeira vez que conhecim alguém que viajara todo ao redor do planeta pareceu-me algo quase impossível. O valente era o meu, desde aquele dia, amigo Phuc Loc, um rapaz de Laos que medrou na França e estava a rematar a viagem da sua vida chegando a Madrid. Daquela não o pensei, mas suponho que o que para mim semelhava inalcançável, para um Laosiano que levava toda a vida fora do seu pais morando em diferentes lugares também não era para tanto.
Seja como for, passei toda aquela tarde a escuitar as suas aventuras ao redor do mundo: passara umhas horas numha prisão russa por não ter o passaporte consigo, cruzara o deserto australiano fazendo boleia e por não levar nem levava protector solar…

Ele foi o primeiro mas após um tempo já conhecia a quase umha dúzia de pessoas que se movia pelo mundo como quem apanha o Castromil da Corunha a Ponte Vedra, e então fui-me decatando de que se era possível para eles também tinha-o de ser para mim; difícil? Sim, mas não impossível.

E então apareceu a moto

E assim andava eu com a minhas viagens de férias, movendo-me por Europa com aerolinhas low-cost e fazendo escapadinhas de carro nos fins de semana; namorando e perdendo o interesse em línguas exóticas e papando todo quanto Lonely Planet e programa de viagens caia nas minhas mãos.
E um destes programas foi o que activou o clique do meu cérebro: Long Way Round.

Emocionava-me ver a Charley Boorman e Ewan McGregor planeando tal aventura, traçando rotas no mapa e brigando com todo tipo de estradas enquanto descobriam o mundo.
Foi só o começo, a minha fame levou-me a descobrir Mondo Enduro e Terra Circa, e toda umha série de aventureiros do mundo inteiro que podia seguir por Internet.

Ted Simon

Foi no próprio show do Ewan e Charley onde ouvim falar por vez primeira do Ted Simon. Devorei os seus livros resgatados dumha loja inglesa de segunda mão e até cheguei a conhecer ao mesmo Ted na sua última visita a Madrid.
O senhor Simon arrincou em 1973 montado numha Triumph Tiger 100 de 500cc e percorreu o mundo durante quatro anos, mudando a sua vida e inspirando(-nos) a muitos para transformar a nossa.

TedSimon

E nestas andamos, traçando aventuras que disso é que trata a vida.